Proposta Pedagógica


Acreditando numa proposta educacional que visa propiciar à criança o conhecimento do mundo no qual está inserida, favorecendo a interação com o mesmo, estimulando-a ao pensamento crítico e criativo; numa perspectiva de apropriação por parte da criança de seu espaço e, conseqüentemente, da transformação do mesmo através de sua ação; remetemo-nos a certeza que o cotidiano de uma instituição voltada para cuidar-educar de crianças pequenas tenha que prever diferentes atividades que promovam o bem-estar das crianças, seu crescimento e desenvolvimento integral em seus aspectos físico, social, psicológico, cognitivo e emocional, tendo por objetivo ampliar o universo de experiências e apropriação por parte da criança de seu espaço, respeitando seus interesses e necessidades.

Concepções Teóricas e Metodológicas

A partir da concepção de desenvolvimento infantil como um processo integral e contínuo, o currículo do EDI está montado em rede inter-relacionando as seguintes áreas de conhecimento e linguagens: linguagem oral e escrita, matemática, ciências sociais e naturais, corpo e movimento, música e artes visuais, desenvolvido através de atividades lúdicas, concretas e de interação criança/criança e criança/adulto, respeitando e valorizando o direito de brincar e sua importância na constituição da subjetividade.
Esta equipe atua numa perspectiva teórico-metodológica histórico-cultural, a partir da concepção de criança como sujeito de constituição, que aprende e se desenvolve a partir de um processo coletivo, mediado e de inter-ação com seus pares e com os adultos que deles cuidam-educam, valorizando o papel do lúdico no processo de constituição da subjetividade, no desenvolvimento infantil e na construção do conhecimento.
Comprometida com uma visão crítica de mundo e de sociedade com base nos trabalhos de Lev S. Vygotsky, Henry Wallon, Paulo Freire, Sonia Kramer, Walter Benjamin, entre outros, a metodologia de trabalho adotada são os temas geradores, envolvendo todos – crianças, professores, AAC, funcionários, direção e famílias - numa ação dialógica.
A organização do tempo-espaço é planejada em função do atendimento às necessidades e desejos das crianças, havendo , portanto a preocupação com a inexistência dos tempos de espera, de forma que as atividades pedagógicas livres ou dirigidas sejam o foco da organização e planejamento. Os momentos de atividades de cuidados como banho, alimentação, sono, troca de fraldas, etc. são realizados sem que haja ruptura nas atividades desenvolvidas.

Concepção de Avaliação

A avaliação, que tem como finalidade o acompanhamento do desenvolvimento integral da criança nos aspectos físicos, sociais, cognitivos, emocionais e afetivos, se dando através da observação e do registro, sem o objetivo de classificação ou de promoção conforme o artigo 31º da LDBEN, nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
O registro da avaliação está organizado de duas formas:
  • Diariamente, através de registros e anotações no caderno de campo;
  • Semestralmente, através de relatório a ser elaborado a partir dos registros no caderno de campo, e a ser apresentado aos pais ou responsáveis.