sábado, 29 de dezembro de 2012

“Por uma Maré AINDA melhor”: Síntese do Plano de Trabalho 2º Semestre de 2012


Por uma Maré ainda melhor foi o tema do Plano de Trabalho do 2º Semestre de 2012, quando iniciamos nosso funcionamento após a inauguração em 26 de junho.

Nesta época, formamos nossa equipe com mais de 70% das educadoras de “fora” da Maré e com pouca ou nenhuma informação sobre o lugar. Eu também era uma forasteira que, apesar de conhecer um pouco da história da comunidade e do trabalho de algumas importantes organizações como a Vila Olímpalica da Maré, a Redes da Maré e o Observatório de Favelas, pouco conhecia realmente a realidade de quem vive na Maré. Ali, só havia estado duas vezes, sendo a primeira para participar de um seminário promovido pela Redes e pelo Observatório e a segunda para conhecer o prédio do EDI ainda em fase de construção.

Diante disto, era preciso pensar ações que levassem toda a equipe a se aproximar daquela realidade, a ver e olhar a Maré despida de pré-conceitos.

Nem todos daquela equipe inicial continuam fazendo parte do grupo, alguns acabaram desistindo logo nos primeiros dias devido aos tiroteios que aconteceram. Esses eventos de alguma forma foram importantes para que a equipe se constituísse como grupo de fato.

Nosso primeiro movimento em direção ao conhecimento sobre o lugar foi uma visita guiada ao Museu da Maré. A visita, que aconteceu em julho, foi um passo importante para delinearmos nosso plano de trabalho.

Antes da visita tivemos um importante bate-papo sobre educação e educação popular numa concepção freireana, além de nossas impressões, conceitos e pré-conceitos sobre favela e principalmente sobre a Maré.
Após a visita ao Museu da Maré demos início ao sub-tema Moradia abordando com as crianças os diversos tipos de moradia, assim, pudemos conhecer a realidade de cada criança. Realidade essa bastante diversa em tipo de construção de suas casas e também em cada constituição familar.

O tema Moradia se desdobrou em casas e castelos dos Contos de Fadas e em animais do quintal.

O tema gerador e seus sub-temas foram trabalhados com uma grande preocupação com o meio ambiente que se traduziu no uso de materiais reutilizados e na adoção de práticas diárias, como o não desperdício de água e de alimentos e o cuidado com os animais.

Dando continuidade ao trabalho, desenvolvemos o tema Brinquedos e Brincadeiras, que culminou com a festa “Pintando o 7 no EDI”, quando abordamos a construção de brinquedos com sucata, o resgate de músicas e brincadeiras infantis tradicionais, e os contos clássicos.

 
Encerrando o ano letivo desenvolvemos o tema Natal das Cores totalmente pensado, assim como os demais, com o uso de sucata na construção do enfeites natalinos e na confecção dos cartões de Natal que as crianças trocaram entre si em algumas turmas.
 
Durante todo o semestre, os educadores participaram de diversas ações de formação continuada. A primeira, realizada em julho, intitulada Mediações Pedagógicas de 6 meses a 3 anos e 11 meses ministrada pela mestre em educação pela UNIRIO professora Sandra Souza levou o grupo a refletir sobre a prática pedagógica em creches; a segunda, a visita ao Museu da Maré; a terceira, a Oficina de Literatura Infantil resultado da parceira entre a Vila Olímpica da Maré e o EDI, aconteceu de agosto a dezembro; e a última realizada este ano foi o 1º Seminário Interno que contou com a presença da professora Glaucia Leão que abordou com as educadoras práticas pedagógicas na educação infantil e projetos de trabalho. A equipe participou ainda de encontros semanais coma psicóloga Beatriz Ligiéro sobre desenvolvimento infantil.
 
Além das ações pontuadas, ao longo de todo o semestre, realizamos encontros semanais de estudo e planejamento. Os encontros têm duração de 2 horas semanais com cada grupo de educadores.

A parceira com a Vila Olímpica da Maré proporcionou ações diretas com as crianças através de oficinas. As turmas de berçário participaram das oficinas de musicalização para bebês e corpo e movimento; as turmas de maternal I e maternal II participaram das oficinas de corpo e movimento e contação de histórias. Todas as oficinas foram ministradas por profissionais da Vila Olímpica da Maré. 
 
Outras parcerias importantes aconteceram ao longo deste semestre e permitiram a realização de atividades para crianças e comunidade como a brinquedoteca construída com sucata realizada pelo Eco Rede e a palestra para a comunidade com a equipe do posto de saúde do CIEP Samora Machel.
 
Não podemos deixar de mencionar a Troca de Experiências com a equipe do EDI Professora Kelita Faria de Paula, realizada em dezembro, que possibilitou ao grupo conhecer um pouco mais do trabalho que vem sendo realizado em Educação Infantil na Maré.

Para 2013 está prevista a continuidade da parceira com a Vila Olímpica da Maré, e a capacitação dos educadores para a aplicação do Inventário Futurinha com o apoio da doutora em Educação Maria Clara Sodré e da psicóloga Beatriz Ligiéro.

Objetivando dar continuidade ao Plano de Trabalho realizado em 2012, no próximo ano desenvolveremos o tema “Do Universo ao Universo da Maré”.

Samantha Lobo e Equipe do EDI (04.30.803) Professor Moacyr de Góes

Nenhum comentário:

Postar um comentário