Por
uma Maré ainda melhor foi o tema do Plano de Trabalho do 2º
Semestre de 2012, quando iniciamos nosso funcionamento após a
inauguração em 26 de junho.
Nesta
época, formamos nossa equipe com mais de 70% das educadoras de
“fora” da Maré e com pouca ou nenhuma informação sobre
o lugar. Eu também era uma forasteira que,
apesar de conhecer um pouco da história da comunidade e do trabalho
de algumas importantes organizações como a Vila Olímpalica da
Maré, a Redes da Maré e o Observatório de Favelas, pouco conhecia
realmente a realidade de quem vive na Maré. Ali, só havia estado
duas vezes, sendo a primeira para participar de um seminário
promovido pela Redes e pelo Observatório e a segunda para conhecer o
prédio do EDI ainda em fase de construção.
Diante disto, era preciso pensar ações que levassem toda a equipe a
se aproximar daquela realidade, a ver e olhar a Maré despida de
pré-conceitos.
Nem todos daquela equipe inicial continuam fazendo parte do grupo,
alguns acabaram desistindo logo nos primeiros dias devido aos
tiroteios que aconteceram. Esses eventos de alguma forma foram
importantes para que a equipe se constituísse como grupo de fato.
Nosso primeiro movimento em direção ao conhecimento sobre o lugar
foi uma visita guiada ao Museu da Maré. A visita, que aconteceu em
julho, foi um passo importante para delinearmos nosso plano de
trabalho.
Antes da visita tivemos um importante bate-papo sobre educação e
educação popular numa concepção freireana, além de nossas
impressões, conceitos e pré-conceitos sobre favela e principalmente
sobre a Maré.
Após a visita ao Museu da Maré demos início ao sub-tema Moradia
abordando com as crianças os diversos tipos de moradia, assim,
pudemos conhecer a realidade de cada criança. Realidade essa
bastante diversa em tipo de construção de suas casas e também em
cada constituição familar.
O tema Moradia se desdobrou em casas e castelos dos Contos de Fadas e
em animais do quintal.
O tema gerador e seus sub-temas foram trabalhados com uma grande
preocupação com o meio ambiente que se traduziu no uso de materiais
reutilizados e na adoção de práticas diárias, como o não
desperdício de água e de alimentos e o cuidado com os animais.
Dando continuidade ao trabalho, desenvolvemos o tema Brinquedos e
Brincadeiras, que culminou com a festa “Pintando o 7 no EDI”,
quando abordamos a construção de brinquedos com sucata, o resgate
de músicas e brincadeiras infantis tradicionais, e os contos
clássicos.
Encerrando o ano letivo desenvolvemos o tema Natal das Cores
totalmente pensado, assim como os demais, com o uso de sucata na
construção do enfeites natalinos e na confecção dos cartões de
Natal que as crianças trocaram entre si em algumas turmas.
Durante todo o semestre, os educadores participaram de diversas ações
de formação continuada. A primeira, realizada em julho, intitulada
Mediações Pedagógicas de 6 meses a 3 anos e 11 meses ministrada
pela mestre em educação pela UNIRIO professora Sandra Souza levou o
grupo a refletir sobre a prática pedagógica em creches; a segunda,
a visita ao Museu da Maré; a terceira, a Oficina de Literatura
Infantil resultado da parceira entre a Vila Olímpica da Maré e o
EDI, aconteceu de agosto a dezembro; e a última realizada este ano
foi o 1º Seminário Interno que contou com a presença da professora
Glaucia Leão que abordou com as educadoras práticas pedagógicas na
educação infantil e projetos de trabalho. A equipe participou ainda
de encontros semanais coma psicóloga Beatriz Ligiéro sobre desenvolvimento infantil.
Além das ações pontuadas, ao longo de todo o semestre, realizamos
encontros semanais de estudo e planejamento. Os encontros têm
duração de 2 horas semanais com cada grupo de educadores.
A parceira com a Vila Olímpica da Maré proporcionou ações diretas
com as crianças através de oficinas. As turmas de berçário
participaram das oficinas de musicalização para bebês e corpo e
movimento; as turmas de maternal I e maternal II participaram das
oficinas de corpo e movimento e contação de histórias. Todas as
oficinas foram ministradas por profissionais da Vila Olímpica da
Maré.
Outras parcerias importantes aconteceram ao longo deste semestre e
permitiram a realização de atividades para crianças e comunidade
como a brinquedoteca construída com sucata realizada pelo Eco Rede e
a palestra para a comunidade com a equipe do posto de saúde do CIEP
Samora Machel.
Não podemos deixar de mencionar a Troca de Experiências com a
equipe do EDI Professora Kelita Faria de Paula, realizada em
dezembro, que possibilitou ao grupo conhecer um pouco mais do
trabalho que vem sendo realizado em Educação Infantil na Maré.
Para 2013 está prevista a continuidade da parceira com a Vila
Olímpica da Maré, e a capacitação dos educadores para a aplicação
do Inventário Futurinha com o apoio da doutora em Educação Maria
Clara Sodré e da psicóloga Beatriz Ligiéro.
Objetivando
dar continuidade ao Plano de Trabalho realizado em 2012, no próximo
ano desenvolveremos o tema “Do Universo ao Universo da
Maré”.
Samantha Lobo e Equipe do EDI (04.30.803) Professor Moacyr de Góes
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