terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Leitura Para Bebês

Professora Rejane Xavier*

Os bebês como sujeitos afetivos e sociais

A oficina tem como ponto de partida o olhar sensível perante as crianças de 0 a 3 anos, atendendo suas especificidades, entendidas aqui como; suas brincadeiras particulares; manifestações corporais; exploração do conhecimento de si e do outro; descobertas dos sons, da arte e da ciência; experiências com a linguagem e as experiências sensoriais. Por essas questões propomos uma oficina de leitura que contemple e amplie todas essas especificidades nos bebês, não deixando de lado a importância educacional do espaço creche e da sua necessidade social.
“Ler é um processo complexo, e as crianças necessitam de um método  de aprendizagem que integre muitos elementos” 
Alma Carrasco
Alguns estudos mostram que o primeiro contato com o livro pode começar nas primeiras 6 semanas de vida do bebê.

“A etapa ideal para mostrar livros às crianças começa quando são bebês, mesmo a partir de 6 semanas de idade [...] Se lhes é dado oportunidade, os pequenos adquirem e incrementam seu vocabulário, exercitam habilidades de linguagem e obtêm conhecimentos básicos sobre o mundo que os rodeia. Aprendem a reconhecer o que é um livro e como funcionam.” 
Alma Carrasco

Objetivos da oficina

Experimentar a autonomia e autoria na relação com os livros, permitindo que a sala de leitura seja um espaço de construção dos saberes e possibilidades de diálogos entre as próprias crianças, o mediador e o livro, aprendendo a serem ouvidas, a se expressar sem angústia, ouvir e reconhecer o outro, porque é através da linguagem que se criam significados e se estabelecem trocas de experiências.

Proposta metodológica

Letramento literário - ensino da leitura literária na escola básica que concebe a formação do pequeno leitor como uma construção, que propicie:

“Uma literatura que se propõe despertar a palavra, que se dá pela leitura que as crianças fazem do que está a seu redor [...] palavras, histórias, rimas, imagens, narrativas vão compondo um mosaico de possibilidades de trocas e de apropriações”. 
Patrícia Corsino

Atividades propostas

1. Experiência com os livros e diferentes leituras

O que é um livro?

Proporcionar as primeiras leituras: leitura sensorial - usar o tato, olfato,
paladar, audição e visão; e leitura corporal - brincar com o livro e o
corpo, e seus movimentos;

2. Brincadeira com a linguagem

Experimentar o uso da linguagem: com o balbuciar; com as primeiras palavras; imitações; estimular o diálogo e o questionamento; 

3. O que tem dentro do livro?

Após experimentar o livro sensorialmente, ela passa para outro movimento de leitura, e descobre o que existe dentro dele, a existência de uma história.
Elas passam a reconhecer os elementos da história: seus personagens; suas ilustrações; seu enredo (tema); que a trama possui início, meio e fim; seus cenários e diálogos. E após essa nova aquisição ela passa a querer ouvi-las repetidamente até que faça sentido, e toda vez que a ouve novamente novos sentidos são achados, passa também a fazer uma simulação de leitura, imitando os adultos lendo.

4. Produção de sentido

Permitir que a criança narre suas próprias histórias e fale de si, contribui no entendimento de si mesma, apropriando-se do seu papel como sujeito histórico, e que é também pertencente a um grupo.
Identificando-se com a narrativa.
Por fim, proporcionar várias formas de leitura, a individual e a compartilhada, e seus diferentes gêneros.
Oficina dividida em 5 momentos: apresentação do livro e da história, contação da história com o livro, conversa sobre a história, atividade lúdica e experiência com os livros.













Bibliografia

CORSINO, Patrícia. Educação Infantil: cotidiano e práticas.
Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

GUIMARÃES, Daniela. Relação entre bebês e adultos na
creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.

CARRASCO, Alma. Um Buen Comienzo: guía para promover
la lectura em la infancia. México: FCE, 2002.

*Rejane Xavier é professora da Vila Olímpica da Maré e realizou no 2º semestre de 2012 a Oficina de Leitura para Bebês com crianças de 0 a 3 anos e a Oficina de Contação de Histórias para educadores do EDI Professor Moacyr de Góes. 

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