quinta-feira, 27 de junho de 2013

Plano de Trabalho Anual: Do Universo ao Universo da Maré

A ciência nasceu da curiosidade do Homem e da sua necessidade de encontrar respostas à todas as suas perguntas. Também a criança tem uma curiosidade natural.
É muito fácil perceber o fascínio que dinossauros, histórias sobre outros planetas, astronautas, lua, etc exercem sobre as crianças. As perguntas são sempre numerosas. Os porquês as movem.
Transformar o EDI no espaço para todas as perguntas serem feitas e também de buscar todas as respostas que levarão a outras tantas perguntas é o objetivo principal deste projeto: instigar a curiosidade científica e a experimentação.
O conhecimento da realidade em que a criança vive, assim como, do mundo que está além dos limites da casa e da creche são objetos de interesse de crianças de todas as idades.

Com base na curiosidade nata das crianças e na certeza de ser a criança um sujeito de constituição que cresce e aprende através de relações com seus pares, com o ambiente e com os adultos que dela cuidam-educam, construímos o Plano de Trabalho Anual para o ano de 2013 que tem em seu tema gerador “Do Universo ao Universo da Maré” sua mola propulsora. 
Com o objetivo de criar um ambiente que estimulasse a criatividade e a curiosidade os espaços comuns do EDI assim como as salas de atividades e berçários foram transformados em diferentes ambientes temáticos.
No pátio interno foram pintados dois painéis, sendo eles: fundo do mar e concepção artística do espaço. As salas de atividades e berçários foram decoradas com temáticas variadas que remetem aos sub-temas que compõem o projeto pedagógico anual, dentre eles: céu de dia/céu de noite; universo da música; universo dos contos de fadas; fundo do mar, dinossauros, etc.
A partir do pressuposto de que o desenvolvimento infantil é um processo integral, nosso currículo foi montado em rede inter-relacionando as diversas áreas do conhecimento e assim as crianças vivenciaram ao longo desse primeiro semestre atividades concretas que favoreceram as interações entre criança/adulto e criança/criança. 
As atividades realizadas proporcionaram às crianças o contato com diversas linguagens - oral, escrita, plástica, musical, corporal - e com as diferentes áreas do conhecimento - matemática, conhecimentos sociais e naturais - sempre de forma lúdica.
Ao longo deste semestre demos também continuidade ao processo de formação continuada, iniciado em 2012. que conta com a parceria da Vila Olímpica da Maré e também com constantes encontros promovidos pela direção do EDI. Nesses encontros de formação e capacitação profissional a equipe do EDI recebe profissionais que vem enriquecer nossas reflexões sobre a educação infantil. 

Foram muitas as atividades já realizadas e seria impossível registrá-las todas aqui de uma única vez com o destaque que cada uma delas merece. No entanto, ao longo deste 1º semestre as atividades foram documentadas no blog e podem ser vistas ou revistas acessando a nuvem do lado direito da página. As postagens foram marcadas com palavras-chave.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário