Essa é uma pergunta feita por muitos pais ao constatarem que nas creches todas as crianças têm a hora do soninho após o almoço. Muitos ainda acham que essa hora do soninho é uma "estratégia" dos educadores para "descansarem" durante o trabalho. Mas a verdade não é essa! Dormir após o almoço é um hábito cultivado em muitos países como a Espanha, China, Vietnã, Grécia, Índia, Croácia e Itália, apenas para citar alguns exemplos, e em vários estados brasileiros, como a Bahia. O hábito não é benéfico apenas para as crianças e muitos estudos já comprovaram que a sesta (pequena cochilada logo após o almoço) traz inúmeros benefícios aos adultos. Grandes empresas já incentivam que seus funcionários façam a sesta pelos benefícios trazidos, como: a redução do estresse, a melhora da atenção, memória e concentração, além de reequilibrar o sistema nervoso.
Para as crianças a sesta melhora a capacidade para aprender e a memória. Depois do soninho as crianças estão mais preparadas para aproveitar melhor as horas que ainda ficarão na escola. Esse hábito é bom não somente para crianças em idade de creche e pré-escola, mas também em todas as outras idades.
Aquele soninho que bate em quase todos nós após o almoço é resultado de vários processos de digestão que fazem com que o cérebro diminua o estado de alerta e 15 ou 20 minutinhos de sono são capazes de operar verdadeiros milagres, dando nova disposição para concluir a rotina diária.
A hora do soninho deve ser preparada com muito cuidado para que as crianças descansem livres de barulhos e deitadas confortavelmente em colchonetes individuais.
Samantha Lobo, diretora do EDI Prof. Moacyr de Góes
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário