domingo, 30 de março de 2014

Identidade no berçário

A equipe do EI-51 (Márcio, Marielle, Rosângela e Chíntia)) colou fotos das crianças no chão da sala, protegidas por plástico transparente, formando um trenzinho. Como as crianças passam a maior parte do tempo no chão, engatinhando e explorando o espaço, as fotos coladas no chão são a melhor opção.

Essa atividade tem como principal objetivo desenvolver a identificação da auto-imagem como também o reconhecimento da imagem dos colegas, desenvolvendo a identidade.
O bebê nos primeiros meses de vida vive num estado fusional com a mãe e somente com o tempo a noção de eu e outro se forma. Num outro momento o bebê passa a se reconhecer em fotos e através de sua imagem refletida no espelho. Mas para isso é necessário que ele tenha oportunidade de explorar sua imagem, seu corpo. E é isso que a equipe propõe com essa atividade!
Neste processo de construção da identidade é importante que as crianças sejam chamadas pelo nome, que participem de atividades que possibilitem escolhas pessoais, que vejam sua imagem constantemente, através das fotos e do espelho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário