segunda-feira, 15 de junho de 2015

Plantando árvores para colher futuro



 Na sexta-feira, dia 12 de junho, iniciamos nosso grande desafio: alimentar TODOS os passarinhos da Maré.
Brincadeiras à parte, muito nos preocupa a diminuição das áreas verdes da nossa cidade, e com a construção de novas escolas pertinho de nosso EDI em parte do terreno da Vila Olímpica da Maré, vimos mais uma área verde ir embora.
Desde o início das obras percebemos que muitos pássaros que víamos diariamente não mais apareciam para nos brindar com sua beleza.
Pensando sobre isso, decidimos que precisávamos plantar novas árvores, que um dia, darão sombra, abrigo e frutos para os pássaros.
Como plantar árvores não é uma missão simples, pois, precisamos conhecer a muda, saber se o espaço que temos disponível é adequado, entre tantos outros conhecimentos, procuramos parceiros que, de posse de todos esses conhecimentos, pudessem nos ajudar. Foi assim que a equipe da OAS Construtora, através do Luiz, da Letícia e da Marisa, entrou nessa história. Bastaram algumas conversas para nossa ideia se concretizar!

Mas esse é só o começo da história! Em breve teremos, além do "restaurante de passarinho", uma horta e um lindo jardim. 

As 5 mudas plantadas são da espécie Grumixama, uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti. Seus frutos (amarelos e pretos) são muito procurados pelos pássaros e também podem ser consumidos por nós in natura, em doces e compotas. É uma árvore de porte médio e, por esse motivo, ideal para o espaço que temos.












Um comentário: