domingo, 11 de outubro de 2015

Quinta no Sábado! - Compartilhando o/no Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado em diferentes datas pelo mundo. No Brasil foi criado em 1924 através de decreto pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. No entanto, a data não pegou. Somente em 1955 depois de uma campanha de marketing da empresa Estrela - grande empresa de brinquedos - a data ganhou força.
Como podemos ver essa data comemorativa, assim como tantas outras, tem um apelo politico e comercial muito grande e, o verdadeiro sentido acaba por se perder.
É comum vermos os shoppings lotados e as crianças fazendo listas intermináveis de desejos. Até nas famílias mais pobres não são raros os casos de pais e mães que fazem grande esforço para conseguir comprar presentes para seus filhos. Embarcando nessa onda consumista as escolas começaram por promover grandes festas com distribuição de brinquedos. 
Qual mensagem passamos para as crianças quando, como pais/mães e professores, alimentamos essa onda do consumo? 
Pensando sobre essa questão procuramos desde o primeiro ano de atividade do EDI Professor Moacyr de Góes comemorar o Dia das Crianças de uma maneira um pouco diferente. 

Mais importante que ganhar é COMPARTILHAR!



Nosso piquenique



O piquenique virou moda na segunda metade do século XIX na Inglaterra e na França. Não mais ligado às caçadas (Foi assim que ele surgiu!) o objetivo era reunir amigos para comer, jogar, cantar. 
Traduzindo para uma única palavra, podemos dizer que o objetivo é COMPARTILHAR! Compartilhar o alimento, a diversão, a companhia. 
E foi isso que fizemos no sábado dia 10 de outubro!
Reunimos as famílias e as crianças para um grande piquenique na Quinta da Boa Vista.
Nosso encontro começou a ser organizado na Reunião de Responsáveis do mês de setembro e contou com a colaboração de muitas mães em toda a sua organização.

Mas o lindo sábado de sol não teve apenas piquenique. Nosso grande dia começou com sorvete caseiro no EDI enquanto aguardávamos o ônibus.





O ônibus chegou! Hora de embarcar para compartilhar um dia maravilhoso.

E terminou com o belíssimo espetáculo do UNICIRCO Marcos Frota que nos cedeu todos os ingressos. 


O circo tem o poder de transformar adultos em crianças novamente. Possibilitar aos adultos a experiência de voltar a ser criança ao lado de suas próprias crianças (filhos, netos, sobrinhos), de compartilhar o riso e a emoção foi o maior presente que todos nós poderíamos ter ganho neste Dia das Crianças.

O Circo surge no Brasil no século XVIII com os ciganos que eram perseguidos na Europa. No final século XIX surge o circo como o conhecemos hoje. É nessa época também que o palhaço se torna sua grande estrela.










As famílias gostaram tanto do passeio que já estamos começando a organizar o próximo!

Agradecimentos

À todos os responsáveis que compraram a ideia do nosso passeio "Quinta no Sábado!"

À todas as crianças que se divertiram muito

Ao UNICIRCO Marcos Frota que sempre nos cede os ingressos para que possamos distribuir às famílias do EDI

À Empresa Real que nos cedeu o ônibus

À Géssica, mãe do Christofer, que se empenhou para conseguir a parceria com a empresa Real e a ajudar a organizar o piquenique

À Camila, mãe do Augusto, do Eldo, da Heloísa e da Luciana, que muito nos ajudou no dia com tudo que foi preciso

À Sarah Dobbin, nossa fotógrafa, que deixou sua Lua em casa (mesmo sendo dia de "mesversário") e trouxe sua Flor, pelas fotos lindas

Ao SOL que nos presenteou com sua presença linda



Para ver todas as fotos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário