"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
(Saramago)
A avaliação na Educação Infantil tem o objetivo de acompanhar e registrar o desenvolvimento infantil. Existem inúmeras formas de registrar esse acompanhamento como: os registros individuais, o diário de bordo ou caderno de campo, a fotografia, o portfólio, entre outros.
Pensando nas possibilidades de registro e nos objetivos desses registros, isto é, o que registrar e para quê registrar, iniciamos em 2012 uma série de conversas sobre avaliação na Educação Infantil. Essas conversas nos levaram a um prática de avaliação que utiliza os registros individuais e coletivos, realizados no diário de bordo da turma, a partir de um roteiro de observação previamente definido pela equipe gestora. O roteiro servia de ponto de partida para orientar nosso olhar para o ver e assim, reparar, como nos diz Saramago.
Hoje esse "roteiro" já é o próprio olhar dos educadores que o completaram com seus próprios olhares.
O resultado disso é este lindo portfólio feito pelos Agentes Auxiliares de Creche e Agentes Auxiliares de Educação do EI-50 de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário