domingo, 5 de maio de 2013

Escrita na Educação Infantil

Escrita na Educação Infantil foi o tema trazido pela professora Silvia Vieira para o 1º encontro de formação e capacitação em serviço realizado pelo EDI Professor Moacyr de Góes no ano de 2013.

No dia 02 de maio de 09:00 às 16:00 a equipe se reuniu para refletir sobre como a criança constrói seus conhecimentos sobre escrita e qual o papel dos educadores como mediadores desse processo.
Para iniciar essa reflexão a professora Silvia propôs a dinâmica "O que é isso?".
Divididos em 3 grupos cada um deveria responder à uma série de perguntas sobre um objeto desconhecido a partir de algumas informações fornecidas.
O 1º grupo recebeu apenas 1 folha com a palavra escrita e o 2º uma folha com uma palavra escrita e o desenho correspondente. Já o terceiro grupo recebeu o próprio objeto, no caso uma fruta.
Como responder as perguntas sem saber do que se tratava, sem ter conhecimentos prévios e sem a chance de experimentar e manusear o desconhecido objeto? Como formar um conceito sobre algo tão abstrato?
O 3º grupo, que teve a chance de manusear a fruta, cheirá-la, e prová-la com certeza tinha muito mais elementos para responder as perguntas que os demais grupos. A partir disso iniciamos a conversa sobre o processo de conhecer, de formar conceitos e de como é importante, principalmente na educação infantil, possibilitar as crianças vivências concretas.
Conhecendo a ATEMÓIA.


A reflexão teve continuidade com a exibição do vídeo "A Maior Flor do Mundo" baseado no conto de José Saramago que trouxe para o grupo a importância de aprendermos a olhar com o olhar da criança e não a partir de nossa lógica adulta.


Ao longo do dia foram propostas ao grupo atividades que levassem os educadores a refletirem sobre a importância da escrita na creche e em como a leitura e a escrita devem fazer parte do cotidiano fugindo da ideia pré-concebida de que a educação infantil deve preparar a criança para a fase escolar seguinte.
Atividade em grupos por faixa etária: Estudo dos 4 elementos





Nenhum comentário:

Postar um comentário