Muitos estudos demonstram que crianças e
jovens que cometem bullying não têm
empatia com suas vítimas. Empatia é a capacidade de entender e compartilhar os
sentimentos de outras pessoas. Podemos dizer, numa comparação simplista, que é
conseguir colocar-se no lugar do outro.
Ensinar as crianças a entender os sentimentos
dos outros e desenvolver sentimentos altruísticos pode parecer uma tarefa
impossível, mas construir com a turma atitudes de cuidado e preocupação com as
outras pessoas, com o meio ambiente e com os animais é uma ação que pode e deve
ser desenvolvido pela/na creche ou escola.
Essas atitudes podem ser construídas
coletivamente em sala de aula não apenas para desenvolver comportamentos de carinho,
cuidado, preocupação com o outro, o meio ambiente e os animais, mas para que as
próprias crianças reconheçam em si mesmas seus próprios comportamentos de
atenção e carinho.
São atitudes altruístas:
- Escrever cartas e cartões para pessoas
adoentadas e/ou hospitalizadas;
- Colocar água e/ou comida para animais de
rua;
- Dividir seus brinquedos;
- Doar os brinquedos, roupas, etc. que não
usam mais;
- Participar de campanhas de arrecadação de
itens para pessoas ou animais em situação de risco; etc.
Não ter meios financeiros e/ou materiais não
impede que ninguém desenvolva atitudes altruístas. O importante é que, dentro
das possibilidades de cada um, todos consigam desenvolver sentimentos de
carinho, preocupação e cuidado com o outro. Esses sentimentos envolvem atitudes
que devem ser adotadas sem que haja uma recompensa. A motivação para fazer o
bem tem que estar ligada a um sentimento interno e não à possibilidade de
recompensas.
Crianças que convivem com pessoas que têm
compaixão e que são caridosas tendem a desenvolver o mesmo tipo de atitude.
Assim como o contrário também é verdadeiro.
Empatia, simpatia, caridade, compaixão e
bondade são sentimentos que devem ser desenvolvidos desde bem cedo e devem começar
em casa. No entanto, nada nos impede de desenvolver tais sentimentos na
creche/escola.
O trabalho iniciado em agosto no EDI
Professor Moacyr de Góes se propõe justamente a isto: desenvolver nas crianças
atitudes e comportamentos altruístas com os animais, pois acreditamos que as
pequenas ações que as crianças desenvolverão deixarão muitos frutos para um
futuro melhor para elas, suas famílias e para o nosso mundinho!
A partir de hoje publicaremos todo o
desenvolvimento do trabalho em postagens semanais e, para começar, queremos
apresentar os mascotes de cada turma que foram construídos coletivamente.
Todos os mascotes ganharam também suas casinhas,
potinhos de ração e de água, afinal, todos os animais têm necessidades, assim
como nós, seres humanos. E ganharam também um nome e um documento de
identificação que será muito importante no dia da primeira visita ao médico
veterinário. Mas isso é assunto pra outro dia!
Sejam bem vindos ao nosso mundinho!
Chocolate e Mimi mostrando que cães e gatos podem conviver em harmonia |
Fazendo ração de cachorro com massinha de modelar |
Hora de alimentar os nossos amiguinhos! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário