sábado, 17 de agosto de 2013

Cuidando do Nosso Mundinho, Cuidando dos Animais

Muitos estudos demonstram que crianças e jovens que cometem bullying não têm empatia com suas vítimas. Empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos de outras pessoas. Podemos dizer, numa comparação simplista, que é conseguir colocar-se no lugar do outro.
Ensinar as crianças a entender os sentimentos dos outros e desenvolver sentimentos altruísticos pode parecer uma tarefa impossível, mas construir com a turma atitudes de cuidado e preocupação com as outras pessoas, com o meio ambiente e com os animais é uma ação que pode e deve ser desenvolvido pela/na creche ou escola.
Essas atitudes podem ser construídas coletivamente em sala de aula não apenas para desenvolver comportamentos de carinho, cuidado, preocupação com o outro, o meio ambiente e os animais, mas para que as próprias crianças reconheçam em si mesmas seus próprios comportamentos de atenção e carinho.
São atitudes altruístas:
- Escrever cartas e cartões para pessoas adoentadas e/ou hospitalizadas;
- Colocar água e/ou comida para animais de rua;
- Dividir seus brinquedos;
- Doar os brinquedos, roupas, etc. que não usam mais;
- Participar de campanhas de arrecadação de itens para pessoas ou animais em situação de risco; etc.
Não ter meios financeiros e/ou materiais não impede que ninguém desenvolva atitudes altruístas. O importante é que, dentro das possibilidades de cada um, todos consigam desenvolver sentimentos de carinho, preocupação e cuidado com o outro. Esses sentimentos envolvem atitudes que devem ser adotadas sem que haja uma recompensa. A motivação para fazer o bem tem que estar ligada a um sentimento interno e não à possibilidade de recompensas.
Crianças que convivem com pessoas que têm compaixão e que são caridosas tendem a desenvolver o mesmo tipo de atitude. Assim como o contrário também é verdadeiro.
Empatia, simpatia, caridade, compaixão e bondade são sentimentos que devem ser desenvolvidos desde bem cedo e devem começar em casa. No entanto, nada nos impede de desenvolver tais sentimentos na creche/escola.
O trabalho iniciado em agosto no EDI Professor Moacyr de Góes se propõe justamente a isto: desenvolver nas crianças atitudes e comportamentos altruístas com os animais, pois acreditamos que as pequenas ações que as crianças desenvolverão deixarão muitos frutos para um futuro melhor para elas, suas famílias e para o nosso mundinho!
A partir de hoje publicaremos todo o desenvolvimento do trabalho em postagens semanais e, para começar, queremos apresentar os mascotes de cada turma que foram construídos coletivamente.
Todos os mascotes ganharam também suas casinhas, potinhos de ração e de água, afinal, todos os animais têm necessidades, assim como nós, seres humanos. E ganharam também um nome e um documento de identificação que será muito importante no dia da primeira visita ao médico veterinário. Mas isso é assunto pra outro dia!


Sejam bem vindos ao nosso mundinho!



Chocolate e Mimi mostrando que cães e gatos podem conviver em harmonia


Fazendo ração de cachorro com massinha de modelar

Hora de alimentar os nossos amiguinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário